topo
linha2

Fotogaleria

 

» Home » Crónicas e Artigos » Adelina Pereira » A saga de uma Família Portuguesa unida pela Educação na Inglaterra


A saga de uma Família Portuguesa unida pela Educação
na Inglaterra

Texto de: Adelina Pereira
Adiaspora.com

A saga de uma Família Portuguesa unida pela Educação na Inglaterra

A trajectória da Família Lopes de Castelo Branco pela Leeds Metropolitan University, na Inglaterra, é um singular exemplo de como o saber e a educação podem ser factores contribuintes para a união familiar.

O passado mês de Julho viu quatro elementos da Família Lopes nas cerimónias de graduação da Leeds Metropolitan University, as quais assinalaram o fim do ano lectivo. Os pais, Eurico e Arminda, completaram os seus Doutoramentos na Faculdade Innovation North, enquanto os filhos, Joana e João, receberam respectivamente os graus de Mestre e de Bacharel na Faculdade de Artes e Sociedade.

A inédita saga dos Lopes pelos meandros do Sistema de Ensino Superior Britânico iniciou-se em 2004, ano em que Joana Lopes chegou à cidade de Leeds, com o propósito de cursar Arquitectura na Leeds Metropolitan University. Considerada a capital cultural e comercial do Norte, Leeds é um centro urbano vibrante e dinâmico, características as quais atraíram Joana para este empreendimento académico em solo estrangeiro, e que estiveram na origem da sua decisão de enveredar pelos estudos na Inglaterra.

Durante o primeiro ano, Joana viveu sozinha em residências estudantis, mas não tardou muito para que os seus pais se juntassem à jovem estudante portuguesa, com a sua mãe, Arminda, a inscrever-se num programa de Doutoramento na área da Interacção Humano-Computador, e o pai, Eurico, em Sistemas de Informação.

Sendo ambos académicos no Instituto Politécnico de Castelo Branco, Arminda e Eurico Lopes, ao optarem por estudar na Inglaterra, visavam não só estar perto de sua filha, Joana, mas também usufruir da oportunidade para aprimorarem os seus conhecimentos nas suas respectivas áreas académicas, numa conceituada universidade estrangeira, experiência que lhes facultariam uma perspectiva e uma mundividência mais alargadas. O elevado nível académico dos docentes com os quais travaram conhecimento na Leeds Metropolitan durante a fase investigativa preliminar e antecedente à sua deslocação para a Inglaterra, tinha os impressionado de sobremaneira, tendo sido um dos factores principais na sua decisão para se juntarem à sua filha naquele estabelecimento de Ensino Superior.

Assim, Arminda e Eurico Lopes chegaram à Leeds Metropolitan no ano de 2005 para prosseguirem com os seus estudos de doutoramento. No ano seguinte, foi a vez do seu filho, João, se inscrever na mesma universidade, onde veio a cursar um BA (Honours) em Arquitectura Paisagística. A família, agora também acompanhada por uma filha mais nova, decidiu partilhar um apartamento no centro da Cidade de Leeds, pois, neste interregno, esta crescera com o nascimento de mais um filho, em 2005.

Os membros adultos da família partilhavam entre si todas as tarefas domésticas e o cuidar do bebé, permitindo assim que Arminda procedesse com os seus estudos, ao ponto do pai, Eurico, ter, certa vez, acompanhado a esposa a uma conferência na cidade de Glasgow, na Escócia, com o intuito de cuidar do membro mais jovem da família, enquanto Arminda participava no evento.

Aquando da sua chegada à cidade de Leeds, Joana Lopes sentiu alguma dificuldade na sua adaptação a um novo idioma. Isto foi, todavia, em grande medida, amenizado pela sua convivência com os seis estudantes ingleses com quem vivera naquela fase inicial. Por forma a ajudar a custear as despesas, Joana trabalhou no Refugee Legal Centre, onde desempenhou as funções de intérprete. Esta experiência, acoplada à que angariou nas visitas de estudo que, entretanto, efectuara aos Países Baixos, Barcelona e Roma no âmbito dos seus estudos, foi-lhe extremamente valiosa.

Por sua vez, João tirou proveito da visita de estudou ao afamado Lake District (imortalizado na obra dos poetas Românticos ingleses Robert Southey, Samuel Coleridge e Wordsworth), efectuada na fase inicial do seu curso, a qual lhe proporcionou uma mais estreita convivência com os seus colegas de curso ingleses e os seus professores. No terceiro ano, e ainda no âmbito do seu curso, João teve a oportunidade de se deslocar à cidade de Copenhaga. Angariou ainda alguma experiência profissional junto da RIBA e BTCV, e, dando azo ao seu amor pelo Desporto Rei, foi treinador de futebol da Confederação Internacional de Futebol de Salão.

A sua estada na Leeds Metropolitan University proporcionou a Arminda Lopes diversos contactos valiosos para o seu trabalho no Instituto Politécnico de Castelo Branco, estando actualmente a desenvolver parcerias entre a Leeds Metropolitan e este estabelecimento de Ensino Superior Português.

A Família Lopes já regressou a Portugal, onde espera progredir nas suas respectivas carreiras profissionais, indubitavelmente enriquecida pelo saber, pela experiência e pelos conhecimentos facilitados pela sua estadia na Inglaterra e na Leeds Metropolitan University.

O périplo dos Lopes pelo Reino Unido é um exemplo singular de como o saber e a educação podem e devem fortalecer os laços familiares.

Fontes: Daily Mail, Yorkshire Evening Post, Leeds Metroplitan University Homepage

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007